Bem-vindo à nossa página de Mensagem do Director! Estamos felizes em recebê-lo. Desejamos-lhe uma excelente navegação!
A Biblioteca Nacional de Moçambique oferece seu vasto tesouro de livros, revistas e periódicos publicados no país e no mundo para pesquisadores/acadêmicos, bem como para leitores leigos.
As publicações de todo o mundo são nela preservadas e restauradas para uso dos leitores de hoje e de amanhã. Desta coleção destacam-se obras da cultura portuguesa pelo facto de Moçambique ter partilhado um passado histórico comum e o espolio do período colonial português constituir a base que originou a actual Biblioteca Nacional de Moçambique e diversas outras coleções cujo interesse para o país é indispensavel.
Estamos neste momento num processo de modernização e de adequação dos nossos espaços de leitura, e não só, no sentido de os tornar mais acolhedores, funcionais e cumpridores dos protocolos sanitários legados pela pandemia da Covid-19 para o bem-estar dos nossos leitores. Tendo em conta estes factores, a Biblioteca Nacional de Moçambique visa introduzir um processo de registo online. Qualquer Cidadão com mais de 18 anos pode tornar-se membro da Biblioteca da Biblioteca Nacional, submetendo o Formulário de Inscrição de qualquer lugar no nossa site. Os cidadãos também podem entrar em contato com a Biblioteca Nacional através da página do Facebook.
No âmbito da diversificação dos serviços a Biblioteca Nacional conta com a parceria dos Serviços Culturais da Embaixada dos Estados Unidos da América em Maputo que instalaram um Cantinho Americano que opera um serviço público virado ao aconselhamento de jovens que procuram oportunidades de estudos nos Estados Unidos da América e em outros países de expressão inglesa, no apoio ao público para incremento das habilidades da língua inglesa com destaque na comunicação através dos Clubes de Língua Inglesa, no debates culturais, cívicos e de outra natureza. Desta parceria enriquecemos o nosso acervo em obras literárias, áudio e audiovisual daquele país cujo interesse para as diversas áreas de conhecimento é de destaque.
Um grande desafio que nos colocamos é o de completar as colecções de jornais e revistas recorrendo ao apoio de outras Bibliotecas Nacionais, Arquivos ou mesmo instituições privadas, sobretudo as que já tenham digitalizado ou microfilmados estes importantes acervos de reconstrução da nossa memória colectiva. A criação de uma biblioteca digital que disponibilize este acervo é uma das metas mais nobres que pretendemos atingir.
A Biblioteca Nacional está empenhada em fornecer acesso ao património impresso tangível de Moçambique em múltiplas formas e modos e esforça-se continuamente para melhorar os seus serviços para os seus leitores. Através do Depósito Legal coletámos o máximo possível da produção intelectual racional com o objectivo de a conservar para as gerações vindouras.